Café!Café!Café!

Um blog sobre… o que mesmo?

A reinvenção da roda – uma nova ferramenta para o universo do café

 

Algo de extraordinário acaba de acontecer no mundo do café! Depois de mais de 20 anos e muitas pesquisas, estudos infinitos e centenas de colaboradores, FINALMENTE, a roda do sabor foi revista e atualizada! A nova ferramenta pretende mudar (mais uma vez!) a forma como produtores, torrefadores e indústrias pensam o café. Para quem não está familiarizado com o item, a roda do sabor foi criada pela SCAA – Specialty Coffee Association of America, com o intuito de identificar e quantificar atributos sensoriais nos cafés, facilitando a qualificação da bebida.
A semente deste magnífico e colossal trabalho foi plantada em abril de 2009 durante o primeiro SCAA – Coffee World Symposium, ocorrido em Atlanta, Georgia, EUA, evento onde foi criada uma organização global inteiramente dedicada à pesquisa cafeeira, o World Coffee Research.

Após tantos anos de pesquisas, a SCAA e o WCR divulgam este trabalho colaborativo de visão com a intenção de minimizar as restrições na cadeia do café arábica do mundo todo. A nova roda foi lançada junto com um Léxico Sensorial para o café (somente em inglês) que oferece uma linguagem comum, fundamental para a descrição e avaliação de atributos de café em qualquer parte do planeta. Essa nova luz sobre a forma como descrevemos os atributos de sabor do café nos permitirá tomar decisões sobre como (e quando) o café deverá ser cultivado, colhido e torrado, oferecendo maneiras mais científicas para avaliar e entender o sabor final do café.

Diante de tantos processos na cadeia cafeeira onde literalmente “tudo pode acontecer”, este conhecimento é indispensável

A carinha da Nova Roda de Sabores do Café!

A carinha da Nova Roda de Sabores do Café!

.
O artigo que originou este texto, está no site da SCAA.

O Léxico Sensorial do Café está disponível para baixar na página do WCR.

Informações adicionais e a Nova Roda de Sabores está neste link da Revista Espresso.

Para quem quiser fazer comparações ente a Nova Roda de Sabores e a antiga, eis o link.

 


Deixe seu comentário

Nome
Email
Web site
Seu comentário

*